Google+

sexta-feira, maio 31, 2013

Análise: Professor Layton and the Curious Village

Analisado por redhellc



O início do mistério
Depois de ter jogado o Spectre’s Call, decidi aventurar-me no primeiro jogo da serie. Também lançado na Nintendo DS em 2008, podemos observar que desde o primeiro jogo a serie segue um estilo definido. Mas chega de introduções e passemos aos detalhes.


Uma vila deveras misteriosa
A aventura começa com uma carta, logo aqui começa-se a notar um padrão, nela vem um pedido de ajuda por uma senhora de nome Lady Dahlia, a viúva do recém-falecido Augustus Reinhold. Aparentemente o testamento deixado pelo seu falecido marido indicava que só receberia a sua herança quem desvendasse o mistério da maça dourada. Depois de muitas pessoas tentarem e falharem a Lady decide chamar pelo professor. Este junto com o seu aprendiz, Luke Triton, decidem ir investigar o mistério à pequena vila de St. Mystere.
O avanço da história é o normal, a medida que exploramos a vila vão aparecendo mistérios e intrigas que culminam num final emocionante. No entanto é possível notar que esta é uma história mais simples que o Spectre’s Call, o que não invalida a sua qualidade. As personagens são igualmente ricas, e a história mesmo mais simples contêm um enredo bastante interessante.  



Os puzzles são a chave
O básico do jogo é o mesmo que o Spectre’s Call, podendo observar o início da fórmula aqui mesmo. Exploramos a vila com o stylus da DS, aconselho na primeira vez a jogar o jogo a explorar o máximo possível não só para encontrar mais puzzles mas também para encontrar moedas de ajuda pois estas são mais escassas neste jogo. Enquanto se explora vão-se encontrando então vários puzzles ao longo do jogo, é uma pena o número destes ser um pouco inferior aos jogos a seguir e o mesmo podendo aplicar-se à variedade destes, notando-se alguns tipos recorrentes. Muito mais não se pode dizer da jogabilidade do jogo para além de que este jogo criou as bases para a formula de sucesso da serie, que foi sendo refinada ao longo dos outros jogos, enfase no refinada pois esta já era bastante boa quando foi criada. 


Um mistério envolvente
O jogo têm a mesma atmosfera rica como os outros, não só com uma bela banda sonora mas também com uns gráficos bastante bonitos baseados em anime japonês, com umas cenas totalmente animadas muito bem conseguidas na DS. Claro que sendo este o primeiro jogo podemos ver que a qualidade é um pouco mais baixa que o Spectre´s Call, mas muito boa mesmo assim.



Uma fórmula de sucesso
Quando jogamos o Curious Village, podemos ver o nascer de uma serie de sucesso, está tudo lá a história, a jogabilidade, o mundo, o ambiente. Todos estes fatores são bastante bons e envolventes no jogo e foram o primeiro passo para algo melhor. Sem dúvida um dos jogos da DS que se deve experimentar. A entrada no mundo jogos do professor não dececiona nem um pouco, mesmo depois de 5 anos passados desde o lançamento deste.

0 comments :