Google+

domingo, fevereiro 02, 2014

Como o Halo 4 arruinou a história do franchise

Artigo por: Redhellc      Atenção: Spoilers


                Todos sabemos que o último jogo do franchise do Halo, o número 4, foi um passo atrás no franchise. Muitos dizem que a culpa disto está concentrada no gameplay e escolhas de design. Ora, eu também penso que essas áreas precisam de trabalho, mas para mim a história também não ajudou; passo a explicar.
                Uma das coisas que me interessava neste FPS, e também o que o fazia destacar de outros FPS’s era a sua história e mitologia, que para mim eram espetaculares. O que o 4 fez foi pisar em pontos cruciais dessa mesma mitologia. Comecemos pelo ponto 1:


1 - O Forerunner Didact
Ok, se souberem a história mínima do Halo, os Forerunners foram uma civilização muito antiga que criou os Halos como uma forma de prevenir o alastramento de uma forma de vida que consumia outras formas de vida inteligentes, uma espécie de praga, os Flood. Os Halos destroem a fonte de vida dos Flood, ou seja, todas as formas de vida inteligentes, dentro do raio de… bem, do seu raio. O que matou os Forerunners e outras formas de vida na galáxia. Mas, devido a um processo complicado, conseguiram restabelecer todas as outras formas de vidas aos seus respetivos planetas, aos poucos, incluindo os humanos. Agora vem a pergunta: como é que o Didact está vivo? Bem, parece que este foi exilado antes do evento dos Halos, devido às suas ações drásticas. Mas, quais foram essas ações? Eu entro nelas no próximo ponto. Onde quero chegar com este tópico é que, se os Forerunners foram capazes de pensar em tudo quando queriam eliminar os Flood e dar um futuro próspero à galáxia, como é que se esqueceram do exilado psicótico que estava fora do alcance dos Halos e que tinha um exército, os Prometheus, ao seu dispor? Ok, eles eram suposto estar a guarda-lo, mas ele tinha o poder de os controlar, o que faz disto uma falha enorme por parte dos Forerunners… muito estranho por parte de uma raça supostamente avançada e inteligente. Ah e, já agora, desde quando é que os Forerunners conseguem usar a Força? Nunca nos foi dito tal coisa, então como é que o Didact tem este poder? Mas pronto, passemos ao próximo ponto.


2 -  Forerunners vs Flood vs Humanos… what?!
                Pelo que parece, os Humanos estiveram em guerra com os Forerunners, yup. Isto é-nos dito por um “Holograma”. Ao que parece, a raça dos Humanos é muito mais antiga que o que pensávamos e que o nosso planeta de origem não é a Terra, visto que nos é dito que nós “invadimos” a Galáxia dos Forerunners, a Via Láctea, há muito tempo. E digo "invadimos" porque, na verdade, nós estávamos a fugir dos Flood, mas os Forerunners não sabiam. Ok, aqui está a situação: antes deste jogo: os Forerunners eram conhecidos como uma civilização muito avançada, inteligente e, mais importante, PACÍFICA. De acordo com este jogo, qual foi a ação desta raça pacífica em relação ao movimento não muito pacífico dos Humanos para a Galáxia deles? Entrar em guerra com esses mesmos indivíduos, pois está claro! Como é que eu não vi isto?! Faz todo o sentido!… Não, nem por isso. Aliás, eles dizem que a raça humana foi quase exterminada pelos Forerunners mas, nos jogos antigos, a razão pela qual os Forerunners foram extintos foi porque não estavam preparados para lutar contra a ameaça dos Flood. Eram uma raça pacífica, logo não tendo armas para lutar contra estes… Bem, não de acordo com o 4. Eles tinham armas, apenas escolheram não usa-las e, em vez disso, tentaram seguir uma forma muito mais complicada para tentar derrotar os Flood. Quando isso não resultou, já era tarde demais e tiveram que usar os Halos. Ah, já agora, a razão pela qual o Didact foi exilado foi porque quase exterminou a raça dos Humanos tentando aperfeiçoar uma “arma” que os iria salvar dos Flood enquanto ao mesmo tempo os iria tornar imortais. Ok, já estão confusos? Pois então vamos seguir para o próximo ponto.


3 – Passagem de testemunho
                Foi-nos previamente contado que, quando os Forerunners decidiram ativar os Halos, procuraram uma raça que pudesse ser a Herdeira da sua tecnologia, que iria ser abandonada quando estes desaparecessem. E, como tal, escolheram os Humanos como a raça mais indicada, como merecedores desse mesmo poder. Bonito, não é? Pois, mas o 4 achou que isso estava mal e, quando adicionaram toda a parte da guerra entre as duas raças, fizeram com que os Forerunners só nos deixassem a sua tecnologia por pena de nos terem quase aniquilado… não se sentem especiais? Yup, pena e não mérito. Se vos parece que os criadores da história estão a tentar fazer com que os Forerunners pareçam os vilões, pois estão certos, visto que a Reclaimer Saga decidiu tirar os Flood como antagonistas. O que até foi bom, pois estes já eram os vilões há bastantes jogos e tiveram o seu fim no jogo 3 (acho eu... com uma equipa como esta, não se pode ter certezas). Mas colocou a raça Forerunner no seu lugar, uma raça que até agora tinha sido vista como altruísta, bondosa, pacifica, etc. O que obviamente para mim é muito estúpido. Ah, mas se o que disse não foi suficiente para verem os Forerunners como inimigos, os criadores trataram disso. Lembram-se dos Prometheus, uns seres tipo robóticos que eram suposto estarem a defender o Didact de ser acordado? Bem, eles não são na verdade máquinas mas humanos “modificados” pelos Forerunners. Yup, mas enfim, vamos concluir isto com mais um tópico.


4 – Master Chief
                Bem, a meio do jogo, quando o Master Chief tem o encontro com o tal Holograma Forerunner, quase tudo isto o que vos falei até agora é-nos dito numa única cutscene, que dura aproximadamente 5 minutos! Muito boa construção de história, sim senhor. Mas, para além disso, ainda nos são ditas mais coisas, e uma delas sobre o Master Chief. Aparentemente, este foi planeado desde dos tempos dos Forerunners! Ok, não ele mesmo, mas sim um ser que fosse mais avançado que todos, o passo a seguir na evolução e que iria ser o que reclamaria tudo o que foi deixado para trás pelos Forerunners. Primeiro, eu penso que uma pessoa só não constitui uma evolução de uma raça, mas pronto. Segundo, eu penso que o Master Chief já era especial na forma como ele era, um Spartan II, o último destes. Claro que não era o último dos Spartans, tecnicamente, e agora é que não é mesmo depois de este jogo ter introduzido os IV. Mas ele era o Chief, a lenda, o escolhido não só pela sua força ou intelecto, mas pela sua sorte. Mas este jogo tinha que o colocar noutro patamar, ser o Chief não é suficiente, ele tem que ser uma raça mais avançada por isso vamos atualiza-lo, e ele é atualizado literalmente na história. Isto para dizer F U, sou o Master Chief, sou melhor que todos vocês. Quer dizer, para um personagem que nunca vimos a sua cara e nem sabemos o seu verdadeiro nome, que o tratam a nível pessoal por John-117, indica que este quer passar despercebido, o que vai contra todo este cenário criado neste jogo.


Bem, no final, não há nenhuma história perfeita, e os outros jogos do franchise também cometem os seus erros. Mas quando um jogo destrói sozinho pilares fundamentais de um franchise inteiro só para dar novidade neste, é muito mau. É engraçado, quando joguei pela primeira vez o jogo até o curti mais ao menos, mas à medida que o tempo passava, este parecia-me cada vez pior, especialmente quando o comparava com os jogos anteriores. Pena. Vamos ver como o é que a 343 Studios vai avançar com o franchise, pode ser que aprendam com os seus erros. Mas no que toca ao que este jogo arruinou na história, para mim não tem mais salvação. Halo nunca mais vai ser a mesma coisa.

0 comments :